![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhALeGxDsvlXH0GFiXvW1DQYwXFQpna-ASjYqffQVS1yokIwLeXyV1t22NpLJDkPTc1IeNQ939ubHpgatwiy26iLqypPZTRr-pzd49_ukXWy111-3TkbZWMYf-MVJuq84fgV9YJ677EyXpz/s320/Autumn+Leaves.jpg)
Outono maturidade e decadência
Klóvis Moreira Santos - Oficina de Oração e Vida
Uma das formas formas poéticas da Literatura Japonesa é o Haicai, poema de três versos e máximo 17 sílabas, versando sobre a transitoriedadede fenômenos da vida. A composição de um Haicai está relacionada às estações do ano, e como o Brasil está prestes a iniciar o Outono, todos os poemas a serem compostos no período correspondente a esta estação (março, abril e maio)versarão sobre os Kigo desta fase, isto é sobre as características desta estação.
Outono, na tradição haicaística, é caracterizado poeticamente pela maturidade e o acaso, provocando sensações de melancolia e decadência. Essa orientação não é científic, é poética, e está relacionada à sensibilidade deste período, mas o outono não é uma estação triste, nada disso. É alegre também, assim como existe alegria e tristeza em todas as estações, porém, como aparece depois do Verão (estação da vivacidade), é caracterizado por frear essa agilidade, anunciando uma fase de reflexão, pois o inverno virá em seguida exigindo mais controle das pessoa, até o aparecimento da Primavera (estação das cores e da alegria) a natureza é toda festiva.
Talvez seja dificil perceber a nitidamente quando se vive determinada estação do ano no Brasil, devido às modificações verificandas na temperatura. O clima não muda, mas a temperatura e o comportamento de alguns fenômenos mudam, e isso explica a ocorrência de períodos rápidos de frio no verão, ou de calor no inverno; de qualquer forma, as estações não perdem suas caracteristicas, facilmente verificáveis nas plantas, frutas, claridade, fases da lua, formas das nuvens etc. [...]
[...] Haicai é uma das riquezas da cultura oriental. Estudar o Haicai e praticá-lo desperta na pessoa o amor pela natureza e incentiva a desenvolver o hábitoda observação rigorosa, a enxergar nos fenômenos da natureza muitas informações úteis, singela, até engraçadas, e ajuda a pessoa perceber a importância de falar o essencial, pois um poema munúsculo, voltado para a valorização do essencial, lidando com fatos reais, tende a educar a percepção das realidades.
obs. Texto retirado do jornal: Páginas Católicas Ano VII - N 80- Março de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário